PLANO DE CURSO 5º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA
Objetivos específicos:
Ø Compreender o sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto;
Ø Desenvolver sensibilidade para revelar atenção, ritmo; compreensão e entonação adequada;
Ø Observar, interpretar e ler diferentes tipos de textos nos mais variados contextos;
Ø Utilizar a linguagem oral com eficácia, começando a adequá-la intenções e situações comunicativas;
Ø Produzir textos escritos, coesos e coerentes dentro dos gêneros ajustados a objetivos e leitores determinados;
Ø Revisar seu próprio texto através de uma primeira versão;
Ø Desenvolver o comportamento leitor do educando;
Ø Discutir através de atividades sistematizadas a língua oral e escrita: gramática;
Ø Estabelecer as regularidades ortográficas;
Ø Identificar e empregar adjetivos, pronomes;
Ø Reconhecer os verbos e suas conjugações.
Conteúdos gerais:
Ø Produção de textos: relatos, escritas e reescritas;
Ø Produção com função social: bilhete, anúncio, convite, carta, jornal, musicas;
Ø Leitura e interpretações de diferentes gêneros textuais;
Ø Acentuação e pontuação;
Ø Sinônimo /antônimo;
Ø Revisão gramatical: sílabas: classificação silábica, substantivos: gênero, número, grau; artigo;
Ø Adjetivo: grau do adjetivo: comparativo e superlativo;
Ø Utilização dos: porque; porquê, por que e por quê, o que;
Ø Grafias com : x/ch; x com som de s; s/z; palavras com xc; sc; terminadas em am, ão.
Ø Grafias com: traz/atrás; mal/mau; mas/mais;
Ø Pronomes pessoais; pronome pessoal de tratamento;
Ø Verbo: tempos de verbo.
Ø Verbo: 1ª (ar), 2ª(er) e 3ª(ir) conjugação;
Ø Advérbio;
Ø Sujeito/predicado;
Ø Vocabulário
Estratégias e metodologias:
Ø Dar prioridade as conversas, diálogos, debates, textos de diferentes modalidades, num exercício constante de construção e interpretação conjunta;
Ø Produção, reescrita e revisão de texto coletivo, grupos, duplas e individual;
Ø Leitura constante de livros, fichas de leitura;
Ø Utilização do dicionário;
Ø Escuta ativa de diferentes textos ouvidos em situações diretas ou mediatas para conferir significação dos textos (gestos, postura corporal, expressão facial, tom de voz, entonação);
Ø Manuseio e utilização de livros e demais materiais escritos;
Ø Organização de ideias de acordo com as caracteristicas textuais de cada genero: contos, fábulas, propagandas, textos narrativos, reportagem visual, carta, bilhete, trava-língua, piadas, receitas, provérbios, canções, poemas, acróstico, histórias em quadrinhos, textos informativos, diário e reescrita;
Ø Utilização de diferentes modalidades de leitura adequadas a diferentes objetivos: ler para interpretar, obter informações, analisar.
Ø Exposições;
Ø Jogos educativos;
Ø Teatro;
Ø Vídeos.
MATEMÁTICA
Objetivos específicos:
Ø Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo a sua volta;
Ø perceber o caráter do jogo intelectual, característico da matemática como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas
Ø Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos;
Ø Respeitar o modo de pensar dos colegas na resolução de situações problemas;
Ø Identificar e utilizar o uso de tabelas e gráficos para facilitar a leitura e interpretação de informações coletadas;
Ø Ler, escrever e interpretar situações problemas;
Ø Desenvolver raciocínio lógico matemático;
Ø Ampliar os procedimentos de cálculo- mental, escrito, exato, aproximado.
Conteúdos gerais:
Ø Tabelas e gráficos;
- Organizando dados;
Ø Sistema de numeração decimal;
1. Origem do sistema de numeração;
2. Sistema monetário e a classe dos milhares;
3. Classe dos milhões;
4. Classe dos bilhões;
5. Arredondamentos;
6. Os números ordinais;
7. Antigo sistema de numeração: egípcio e romano.
Ø Espaço e forma:
1. Poliedros e corpos redondos;
2. Figuras geométricas planas.
Ø Operações: ideias, algoritmos e propriedades:
1. Adição;
2. Propriedades da adição;
3. Subtração;
4. Multiplicação;
5. Padrões geométricos e multiplicações;
6. Propriedades da multiplicação;
7. Divisão;
8. As expressões numéricas.
Ø Múltiplos e divisores de um número natural:
1. Múltiplos de um número natural;
2. Divisível, divisor, divisibilidade;
3. O menor múltiplo comum e o maior divisor comum;
4. Números primos e números compostos;
Ø Números fracionários e medidas:
1. Fração de um todo;
2. Leitura das frações;
3. Fração de uma quantidade; frações e medidas; frações equivalentes;
4. Simplificação de frações, frações e porcentagens, frações maiores que um inteiro;
5. Adição, subtração, multiplicação e divisão com frações.
Ø Números decimais e medidas;
1. Números com vírgula: parte inteira; décimos e centésimos;
2. Comparação de números naturais;
3. Os milésimos
4. Adição e subtração com decimais;
5. Multiplicação e divisão com números decimais;
6. Porcentagens e decimais.
Ø Medidas:
1. Revendo o que aprendemos
2. Medindo o tempo
3. Medindo a temperatura
Ø Espaço e forma:
1. Segmento de reta: reta e semirreta; retas paralelas; retas concorrentes; retas paralelas e retas perpendiculares;
2. Ângulos: dando giros; a ideia de ângulo; o que é ângulo? medindo ângulo, ângulo reto, o grau, o transferidor, ângulo agudo e ângulo obtuso;
3. Polígonos; triângulos; quadriláteros; esfera, circulo e circuferência.
Ø Medidas de superfície, volume e capacidade:
1. Área: a medida de uma superfície;
2. O centímetro quadrado;
3. Volume;
4. Outras medidas de superfície.
Estratégias e metodologias:
Ø Utilização de jogos didáticos;
Ø Recursos audio-visuais
Ø Atividades com tangram, material dourado, blocos lógicos;
Ø Sólidos geométricos;
Ø Exposição de procedimento de calculo;
Ø Situações problemas;
Ø Jogos, trabalhos em grupo.
Ø Aulas expositivas;
Ø Material dourado, cálculos mentais e escritos;
HISTÓRIA
Objetivos específicos:
Ø Conhecer os personagens que habitaram nosso território;
Ø Resgatar a história indígena brasileira;
Ø Identificar a cultura africana;
Ø Desenvolver atividade afro-brasileira;
Ø Estabelecer noções da formação do povo brasileiro, através das imigrações;
Ø Conhecer fatores importantes da imigração;
Ø Mostrar a importância do patriotismo, diversidade cultural e mistura de raças no povo brasileiro;
Ø Conhecer as manifestações artísticas e religiosas relacionadas ao folclore brasileiro;
Ø Contribuir para a formação de um sujeito crítico, preparando-o para o exercício da cidadania.
Conteúdos gerais:
Ø Os primeiros habitantes do território:
1. Os primeiros povoadores da América;
2. A moradia, a alimentação, a natureza e o trabalho dos povos indígenas;
3. O início da colonização;
Ø Africanos no Brasil:
1. As sociedades africanas;
2. O comercio de pessoas;
3. O trabalho dos engenhos;
4. O dia a dia nos engenhos;
5. A escravidão nas minas;
6. Escravos na cidade;
7. A cobrança de impostos;
8. A resistência à escravidão
Ø Os imigrantes
1. Os imigrantes chegam ao Brasil;
2. Os primeiros imigrantes do Brasil;
3. Os imigrantes nos cafezais, nas cidades;
4. O dia a dia nas fazendas de café;
5. As ferrovias e o progresso;
6. Principais grupos de imigrantes;
7. a proclamação da república;
8. A emancipação feminina.
Ø Folclore:
1. Manifestações culturais;
2. Lendas e mitos.
Ø O povo brasileiro
1. Heranças culturais indígenas,
2. Influencias portuguesas;
3. A influência dos africanos na cultura brasileira;
4. Os imigrantes e a cultura brasileira;
5. De onde viemos;
6. Chegadas e partidas;
7. Rumo aos seringais;
8. Construindo uma capital;
9. A ditadura militar;
10. O fim da ditadura;
11. Procurando novas terras;
12. Em busca de ouro.
Estratégias e metodologias:
Ø Aulas expositivas: recursos áudio visuais, pesquisas, passeios. Registro através de cartazes, textos, desenhos, dramatizações e entrevistas.
Ø Livro didático.
GEOGRAFIA
Objetivos específicos:
Ø Conhecer e ler mapas: cidade, estado e pais;
Ø Identificar o país em que somos de origem;
Ø Conhecer e retratar a população brasileira;
Ø Conhecer e identificar as diferentes paisagens;
Ø Diferenciar paisagem natural e construída;
Ø Identificar legendas;
Ø Construir maquetes.
Conteúdos gerais:
Ø O Brasil, nosso país:
- Que pais é este;
- A representação do país no mapa;
- Nosso endereço na terra;
Ø Retratos do povo brasileiro:
1. Quem são os brasileiros;
2. O cidadão brasileiro;
3. A população brasileira;
4. Onde vivem os brasileiros.
Ø As paisagens que a natureza construiu e as pessoas modificaram:
1. Os elementos das paisagens;
2. As formas de relevo brasileiro;
3. As águas das paisagens;
4. As mudanças no tempo atmosférico e as paisagens;
5. As plantas das paisagens brasileira;
Ø As regiões brasileiras
1. A regionalização do Brasil
2. Região norte/ região nordeste/ região centro oeste/ região sudeste/ região sul.
Estratégias e metodologias:
Ø Aulas expositivas: recursos áudio visuais, pesquisas, passeios. Registro através de cartazes, textos, desenhos, dramatizações e entrevistas.
Ø Livro didático.
CIÊNCIAS
Objetivos específicos:
Ø Conhecer o planeta que habitamos;
Ø Identificar e valorizar a fonte de vida do nosso planeta: água;
Ø Valorizar e reconhecer características e propriedades dos elementos naturais;
Ø Identificar tipos de solo e sua função na produção de alimentos;
Ø Valorizar atitudes e comportamentos favoráveis a saúde em relação à alimentação, moradia desenvolvimento pessoal;
Ø Desenvolver responsabilidades no cuidado com os alimentos, o próprio corpo e o espaço que habita;
Ø Resgatar a importância do cuidado com nosso ambiente;
Ø Conhecer os seres vivos e não vivos que habitam a terra;
Ø Observar e identificar algumas características do corpo humano e alguns comportamentos nas diferentes fases da vida no homem e na mulher;
Ø Respeitar as diferenças individuais do grupo;
Ø Conhecer os meios que produzem energia, inclusive a elétrica
Conteúdos gerais:
Ø Planeta terra;
1. A terra,
2. Representando o planeta terra,
3. As linhas imaginárias,
4. Pontos cardeais;
Ø Cuidando da água:
1. Água por toda parte;
2. Água: recurso indispensável à vida;
3. A contaminação da água;
4. O mau uso da água.
Ø Solo e a produção de alimentos:
1. A importância do solo;
2. A queimada;
3. A derrubada de árvore;
4. A monocultura.
Ø Ar poluído: a terra em perigo;
1. Alteração da composição do ar;
2. Problemas ambientais;
3. A chuva ácida;
4. Destruição da camada de ozônio;
Ø Os seres vivos e suas relações com o ambiente:
1. Onde moram os seres vivos;
2. Habitat;
3. Ambiente;
4. Seres vivos e seres não vivos no ambiente.
Ø Nosso corpo: organização e funcionamento:
1. Célula, unidade básica dos seres vivos;
2. Tecidos;
3. Orgãos;
4. Sistemas.
Ø Corpo humano: regulação, reprodução e manutenção da saúde:
1. Sistema nervoso;
2. Orgãos do sentido;
3. Glândulas endocrinas;
4. Sistema genital masculino e feminino
Ø Tipos de energia
1. Energia em transformação;
2. Produção de calor;
3. Combustão;
4. Condutores de calor.
Ø A energia elétrica:
1. O que é energia elétrica;
2. Usina hidroéletrica;
3. Usina eólica;
4. Usina termoelétrica.
Estratégias e metodologias:
Ø Aulas expositivas: recursos áudio visuais, pesquisas, experiências, passeios. Registro através de cartazes, textos, desenhos, dramatizações e entrevistas.
Ø Livro didático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário