Pesquisar este blog

sábado, 23 de abril de 2011

PLANEJAMENTO 5 ANO

PLANO DE CURSO 5º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA

Objetivos específicos:

Ø Compreender o sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto;
Ø Desenvolver sensibilidade para revelar atenção, ritmo; compreensão e entonação adequada;
Ø Observar, interpretar e ler diferentes tipos de textos nos mais variados contextos;
Ø Utilizar a linguagem oral com eficácia, começando a adequá-la intenções e situações comunicativas;
Ø Produzir textos escritos, coesos e coerentes dentro dos gêneros ajustados a objetivos e leitores determinados;
Ø Revisar seu próprio texto através de uma primeira versão;
Ø Desenvolver o comportamento leitor do educando;
Ø Discutir através de atividades sistematizadas a língua oral e escrita: gramática;
Ø Estabelecer as regularidades ortográficas;
Ø Identificar e empregar adjetivos, pronomes;
Ø Reconhecer os verbos e suas conjugações.


Conteúdos gerais:

Ø Produção de textos: relatos, escritas e reescritas;
Ø  Produção com função social: bilhete, anúncio, convite, carta, jornal, musicas;
Ø  Leitura e interpretações de diferentes gêneros textuais;
Ø Acentuação e pontuação;
Ø Sinônimo /antônimo;
Ø Revisão gramatical: sílabas: classificação silábica, substantivos: gênero, número, grau; artigo;
Ø Adjetivo: grau do adjetivo: comparativo e superlativo;
Ø Utilização dos: porque; porquê, por que e por quê, o que;
Ø Grafias com : x/ch; x com som de s; s/z; palavras com xc; sc; terminadas em am, ão.
Ø Grafias com: traz/atrás; mal/mau; mas/mais;
Ø Pronomes pessoais; pronome pessoal de tratamento;
Ø Verbo: tempos de verbo.
Ø Verbo: 1ª (ar), 2ª(er) e 3ª(ir) conjugação;
Ø Advérbio;
Ø Sujeito/predicado;
Ø Vocabulário

Estratégias e metodologias:

Ø Dar prioridade as conversas, diálogos, debates, textos de diferentes modalidades, num exercício constante de construção e interpretação conjunta;
Ø Produção, reescrita e revisão de texto coletivo, grupos, duplas e individual;
Ø Leitura constante de livros, fichas de leitura;
Ø Utilização do dicionário;
Ø Escuta ativa de diferentes textos ouvidos em situações diretas ou mediatas para conferir significação dos textos (gestos, postura corporal, expressão facial, tom de voz, entonação);
Ø Manuseio e utilização de livros e demais materiais escritos;
Ø Organização de ideias de acordo com as caracteristicas textuais de cada genero: contos, fábulas, propagandas, textos narrativos, reportagem visual, carta, bilhete, trava-língua, piadas, receitas, provérbios, canções, poemas, acróstico, histórias em quadrinhos, textos informativos, diário e reescrita;
Ø Utilização de diferentes modalidades de leitura adequadas a diferentes objetivos: ler para interpretar, obter informações, analisar.
Ø Exposições;
Ø Jogos educativos;
Ø Teatro;
Ø Vídeos.

 
MATEMÁTICA

Objetivos específicos:

Ø Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo a sua volta;
Ø  perceber o caráter do jogo intelectual, característico da matemática como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas
Ø Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos;
Ø Respeitar o modo de pensar dos colegas na resolução de situações problemas;
Ø Identificar e utilizar o uso de tabelas e gráficos para facilitar a leitura e interpretação de informações coletadas;
Ø Ler, escrever e interpretar situações problemas;
Ø Desenvolver raciocínio lógico matemático;
Ø Ampliar os procedimentos de cálculo- mental, escrito, exato, aproximado.


Conteúdos gerais:

Ø Tabelas e gráficos;
    1. Organizando dados;

Ø Sistema de numeração decimal;
1.      Origem do sistema de numeração;
2.      Sistema monetário e a classe dos milhares;
3.      Classe dos milhões;
4.      Classe dos bilhões;
5.      Arredondamentos;
6.      Os números ordinais;
7.      Antigo sistema de numeração: egípcio e romano.

Ø Espaço e forma:
1.      Poliedros e corpos redondos;
2.      Figuras geométricas planas.

Ø Operações: ideias, algoritmos e propriedades:
1.      Adição;
2.      Propriedades da adição;
3.      Subtração;
4.      Multiplicação;
5.      Padrões geométricos e multiplicações;
6.      Propriedades da multiplicação;
7.      Divisão;
8.      As expressões numéricas.

Ø Múltiplos e divisores de um número natural:
1.      Múltiplos de um número natural;
2.      Divisível, divisor, divisibilidade;
3.      O menor múltiplo comum e o maior divisor comum;
4.      Números primos e números compostos;

Ø Números fracionários e medidas:
1.      Fração de um todo;
2.      Leitura das frações;
3.      Fração de uma quantidade; frações e medidas; frações equivalentes;
4.      Simplificação de frações, frações e porcentagens, frações maiores que um inteiro;
5.      Adição, subtração, multiplicação e divisão com frações.

Ø Números decimais e medidas;
1.      Números com vírgula: parte inteira; décimos e centésimos;
2.      Comparação de números naturais;
3.      Os milésimos
4.      Adição e subtração com decimais;
5.      Multiplicação e divisão com números decimais;
6.      Porcentagens e decimais.

Ø Medidas:
1.      Revendo o que aprendemos
2.      Medindo o tempo
3.      Medindo a temperatura

Ø Espaço e forma:
1.      Segmento de reta: reta e semirreta; retas paralelas; retas concorrentes; retas paralelas e retas perpendiculares;
2.      Ângulos: dando giros; a ideia de ângulo; o que é ângulo? medindo ângulo, ângulo reto, o grau, o transferidor, ângulo agudo e ângulo obtuso;
3.      Polígonos; triângulos; quadriláteros; esfera, circulo e circuferência.

Ø Medidas de superfície, volume e capacidade:
1.      Área: a medida de uma superfície;
2.      O centímetro quadrado;
3.      Volume;
4.      Outras medidas de superfície.


Estratégias e metodologias:

Ø Utilização de jogos didáticos;
Ø Recursos audio-visuais
Ø Atividades com tangram, material dourado, blocos lógicos;
Ø Sólidos geométricos;
Ø Exposição de procedimento de calculo;
Ø Situações problemas;
Ø Jogos, trabalhos em grupo.
Ø Aulas expositivas;
Ø Material dourado, cálculos mentais e escritos;

 
HISTÓRIA

Objetivos específicos:

Ø Conhecer os personagens que habitaram nosso território;
Ø Resgatar a história indígena brasileira;
Ø Identificar a cultura africana;
Ø Desenvolver atividade afro-brasileira;
Ø Estabelecer noções da formação do povo brasileiro, através das imigrações;
Ø Conhecer fatores importantes da imigração;
Ø Mostrar a importância do patriotismo, diversidade cultural e mistura de raças no povo brasileiro;
Ø Conhecer as manifestações artísticas e religiosas relacionadas ao folclore brasileiro;
Ø Contribuir para a formação de um sujeito crítico, preparando-o para o exercício da cidadania.


 Conteúdos gerais:

Ø Os primeiros habitantes do território:
1.      Os primeiros povoadores da América;
2.      A moradia, a alimentação, a natureza e o trabalho dos povos indígenas;
3.      O início da colonização;

Ø Africanos no Brasil:
1.      As sociedades africanas;
2.      O comercio de pessoas;
3.      O trabalho dos engenhos;
4.      O dia a dia nos engenhos;
5.      A escravidão nas minas;
6.      Escravos na cidade;
7.      A cobrança de impostos;
8.      A resistência à escravidão

Ø Os imigrantes
1.      Os imigrantes chegam ao Brasil;
2.      Os primeiros imigrantes do Brasil;
3.      Os imigrantes nos cafezais, nas cidades;
4.      O dia a dia nas fazendas de café;
5.      As ferrovias e o progresso;
6.      Principais grupos de imigrantes;
7.       a proclamação da república;
8.      A emancipação feminina.

Ø Folclore:
1.      Manifestações culturais;
2.      Lendas e mitos.

Ø O povo brasileiro
1.      Heranças culturais indígenas,
2.      Influencias portuguesas;
3.      A influência dos africanos na cultura brasileira;
4.      Os imigrantes e a cultura brasileira;
5.      De onde viemos;
6.      Chegadas e partidas;
7.      Rumo aos seringais;
8.      Construindo uma capital;
9.      A ditadura militar;
10.  O fim da ditadura;
11.  Procurando novas terras;
12.  Em busca de ouro.


Estratégias e metodologias:

Ø Aulas expositivas: recursos áudio visuais, pesquisas, passeios. Registro através de cartazes, textos, desenhos, dramatizações e entrevistas.
Ø Livro didático.

 

GEOGRAFIA

Objetivos específicos:

Ø Conhecer e ler mapas: cidade, estado e pais;
Ø Identificar o país em que somos de origem;
Ø Conhecer e retratar a população brasileira;
Ø Conhecer e identificar as diferentes paisagens;
Ø Diferenciar paisagem natural e construída;
Ø Identificar legendas;
Ø Construir maquetes.


 Conteúdos gerais:

Ø O Brasil, nosso país:
    1. Que pais é este;
    2. A representação do país no mapa;
    3. Nosso endereço na terra;

Ø Retratos do povo brasileiro:
1.      Quem são os brasileiros;
2.      O cidadão brasileiro;
3.      A população brasileira;
4.      Onde vivem os brasileiros.

Ø As paisagens que a natureza construiu e as pessoas modificaram:
1.      Os elementos das paisagens;
2.      As formas de relevo brasileiro;
3.      As águas das paisagens;
4.      As mudanças no tempo atmosférico e as paisagens;
5.      As plantas das paisagens brasileira;

Ø As regiões brasileiras
1.      A regionalização do Brasil
2.      Região norte/ região nordeste/ região centro oeste/ região sudeste/ região sul.


Estratégias e metodologias:

Ø Aulas expositivas: recursos áudio visuais, pesquisas, passeios. Registro através de cartazes, textos, desenhos, dramatizações e entrevistas.
Ø Livro didático.


CIÊNCIAS

Objetivos específicos:

Ø Conhecer o planeta que habitamos;
Ø Identificar e valorizar a fonte de vida do nosso planeta: água;
Ø Valorizar e reconhecer características e propriedades dos elementos naturais;
Ø Identificar tipos de solo e sua função na produção de alimentos;
Ø Valorizar atitudes e comportamentos favoráveis a saúde em relação à alimentação, moradia desenvolvimento pessoal;
Ø Desenvolver responsabilidades no cuidado com os alimentos, o próprio corpo e o espaço que habita;
Ø Resgatar a importância do cuidado com nosso ambiente;
Ø Conhecer os seres vivos e não vivos que habitam a terra;
Ø Observar e identificar algumas características do corpo humano e alguns comportamentos nas diferentes fases da vida no homem e na mulher;
Ø Respeitar as diferenças individuais do grupo;
Ø Conhecer os meios que produzem energia, inclusive a elétrica


Conteúdos gerais:

Ø Planeta terra;
1.      A terra,
2.      Representando o planeta terra,
3.      As linhas imaginárias,
4.      Pontos cardeais;

Ø Cuidando da água:
1.      Água por toda parte;
2.      Água: recurso indispensável à vida;
3.      A contaminação da água;
4.      O mau uso da água.

Ø Solo e a produção de alimentos:
1.      A importância do solo;
2.      A queimada;
3.      A derrubada de árvore;
4.      A monocultura.

Ø Ar poluído: a terra em perigo;
1.      Alteração da composição do ar;
2.      Problemas ambientais;
3.      A chuva ácida;
4.      Destruição da camada de ozônio;

Ø Os seres vivos e suas relações com o ambiente:
1.      Onde moram os seres vivos;
2.      Habitat;
3.      Ambiente;
4.      Seres vivos e seres não vivos no ambiente.

Ø Nosso corpo: organização e funcionamento:
1.      Célula, unidade básica dos seres vivos;
2.      Tecidos;
3.      Orgãos;
4.      Sistemas.

Ø Corpo humano: regulação, reprodução e manutenção da saúde:
1.      Sistema nervoso;
2.      Orgãos do sentido;
3.      Glândulas endocrinas;
4.      Sistema genital masculino e feminino

Ø Tipos de energia
1.      Energia em transformação;
2.      Produção de calor;
3.      Combustão;
4.      Condutores de calor.

Ø A energia elétrica:
1.      O que é energia elétrica;
2.      Usina hidroéletrica;
3.      Usina eólica;
4.      Usina termoelétrica.


Estratégias e metodologias:

Ø Aulas expositivas: recursos áudio visuais, pesquisas, experiências, passeios. Registro através de cartazes, textos, desenhos, dramatizações e entrevistas.
Ø Livro didático.


Nenhum comentário:

Postar um comentário