Pesquisar este blog

domingo, 8 de maio de 2011

atualidades: morte de BIN LADEN

Nascido em 10 de março de 1957, em Riade, Osama Bin Laden foi morto pelo exército norte-americano em 2 de maio de 2011,  em Abbottabad, no Paquistão, área turística daquele país. Filho de família rica, era membro de uma família saudita e líder fundador do grupo terrorista AL-Qaeda.
Seu pai era o homem mais rico da Arábia Saudita depois do rei daquele país. Bin Laden e o AL-Qaeda foram responsáveis assumidos dos atentados às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001, além de outros atentados a alvos civis.
Apesar das investidas bélicas norte-americanas sobre o Afeganistão, iniciadas logo depois do atentado do 11 de setembro, o então presidente dos EUA, George W. Bush, não conseguiu aprisionar o terrorista, pois Bin Laden sempre foi mestre em desparecer em refúgios inacessíveis.
Apesar de temido, a figura de Bin Laden virou piada em todo mundo, na Internet havia diversos jogos “Encontre Bin Laden”, ironizando a incapacidade do governo Bush de aprisioná-lo. A morte de Bin Laden foi oficializada pelo presidente Barack Obama em discurso transmitido pela TV para todo o mundo, fator que fortaleceu a intenção de reeleição de Obama para um segundo mandato.
A busca por Bin Laden era parte do processo de Guerra ao Terrorismo, o terrorista estava entre os dez terroristas mais procurados pelo FBI. Depois da operação militar, responsável pela execução de Bin Laden em Abbottabad, o presidente Obama informou que o corpo do terrorista ficou sob custódia dos EUA e foi encaminhado para sepultamento islâmico no mar.
Em reportagem publicada na imprensa francesa, em 23 de setembro de 2006, foi revelado que o terrorista estava escondido em regiões montanhosas entre o Afeganistão e o Paquistão. No mesmo ano, informações haviam confirmado a morte de Bin Laden por tifo, afirmação desmentida após vídeos que o mostravam vivo.
A operação militar em Abbottabad levou 40 minutos, o exército chegou até o terrorista identificando o mensageiro de Bin Laden há quatro anos. Além de Bin Laden, durante tiroteio em sua casa, morreram uma de suas esposas, filho e mensageiro. A morte de Bin Laden foi confirmada após comparação de amostra de seu sangue com o de sua irmã.
A casa do terrorista foi invadida por 20 militares da Marinha dos EUA, que ocuparam o local por helicópteros, nenhum militar ficou ferido. Bin Laden morreu com um tiro na cabeça. A sua morte foi comemorada pelo povo norte-americano, principalmente pelas vítimas das Torres Gêmeas, porém a morte do terrorista aumentou a vigilância dos principais países do mundo perante possíveis represálias terroristas por parte do Al-Qeda.
Referências:
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/910070-exame-de-dna-confirma-morte-de-bin-laden-diz-agencia.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Osama_bin_Laden

Nenhum comentário:

Postar um comentário