Pesquisar este blog

sábado, 26 de novembro de 2011

poema

Quem tem asas


Passarinhos
São os mais coloridos
Dos anjinhos.


Passarinhos
São crianças.


Enquanto eles voam
Porque são o que são,
Elas podem voar
Com as asas
Da imaginação.


Fonte: ‘Fora da gaiola e outras poesias’
Lalau e Laurabeatriz - Companhia das Letrinhas.







QUESTÕES:


1. Este texto é um poema por que:


a. ( ) É organizado em três partes.
b. ( ) Fala de passarinhos e de imaginação.
c. ( ) Se organiza em versos e estrofes.
d. ( ) As palavras passarinhos e anjinhos rimam.




2. A leitura deste poema pode ser interessante para o leitor por que:


a. ( ) É composto de uma sonoridade agradável aos ouvidos.
b. ( ) Traz informações sobre a fauna brasileira.
c. ( ) Traz informações específicas sobre os passarinhos coloridos.
d. ( ) Faz o leitor esquecer dos problemas.




3. No texto, a sonoridade das palavras “passarinho” e “anjinhos” nos transmitem um sentimento de:


a. ( ) delicadeza.
b. ( ) satisfação.
c. ( ) diversão.
d. ( ) insegurança.


4. Os trechos “Enquanto eles voam / Porque são o que são” estão falando algo sobre:


a. ( ) as crianças.
b. ( ) os coloridos.
c. ( ) os anjinhos.
d. ( ) os passarinhos.




5. Nos trechos “Elas podem voar / Com as asas / da imaginação”, a palavra “elas” refere-se a:


a. ( ) passarinhos.
b. ( ) crianças.
c. ( ) imaginação.
d. ( ) asas.


6. O poema compara:


a. ( ) crianças e cores.
b. ( ) pássaros e crianças.
c. ( ) pássaros, anjos e crianças.
d. ( ) pássaros, cores e crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário