Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Texto informativo: Folclore

FOLCLORE
A 22 de agosto de 1846 a palavra Folclore foi lançada na Inglaterra pelo arqueólogo William J. Thoms, que mandou uma carta à revista “The Atheneum” de Londres, com a finalidade de pedir apoio para um levantamento de dados sobre usos, tradições, lendas e baladas regionais daquele país. Como a carta foi publicada a 22 de agosto, convencionou-se ser este o Dia Mundial do Folclore. Folk- povo e lore- conhecimento, saber.
Definição: conjunto de tradições, conhecimentos, crenças populares, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, superstições, brinquedos, jogos, poesias, artesanato, contos, enfim é o estudo da mentalidade popular. Ciência que cuida das tradições, usos e costumes dos povos. Saber do povo. Nasce e se desenvolve no meio do povo. Saber do povo. Caracteriza os costumes de cada terra. É transmitido de pai para filho, oralmente ou por ensinamentos práticos, chegando a ser definido como a história não escrita de um povo.
No Brasil, as fontes do folclore são três correntes étnicas que contribuíram para a sua formação: o português, o indígena e o negro.
Característica do folclore:
Antiguidade: vem de um tempo muito remoto.
Anonimato: nunca se sabe quem fez isso ou aquilo. Não tem autor.
Constância: sobrevive em todo o país e em cada região com seu toque típico, apesar do avanço da tecnologia.
Tradição: são narradas oralmente pelas pessoas mais idosas às crianças.
Espontaneidade: é um modo de sentir, pensar e agir que os membros da coletividade exprimem ou identificam como seu, sem que a isto sejam levados por influência direta de instituições estabelecidas.
Funcionalidade: o povo não conhece o ato gratuito. Tudo que faz tem um destino, preenche uma função. Revela o modo de ser, a mentalidade de um grupo primitivo ou popular, exatamente pelas funções que cumpre.
Aceitação coletiva : sem ela nada se torna folclórico. Essa aceitação faz com que o autor fique anônimo, e a obra passe a ser patrimônio de todos.

Interpretação escrita
a) O que é folclore?



b) Quem lançou na Inglaterra a palavra folclore e em que dia, mês e ano isso aconteceu?



c) Quais são as características do folclore?



d)Qual é a importância do folclore?

Nenhum comentário:

Postar um comentário